Objetivo da Tux4you Games

O objetivo deste site é incentivar as pessoas no desenvolvimento de Games para Linux. Abordaremos conteúdo relativo a lógica de programação, designer, edição de imagens e vídeo, assim como incentivaremos projetos amadores de desenvolvimento de games para a plataforma. Se você deseja aprender programação de uma forma divertida, este é o seu canal de notícias, seja bem vindo.

RPG Makers

Sem dúvida o foco principal do site será o desenvolvimento de games RPGs. Abordaremos porém as engines livres como (Open RPG Maker e RPGBoss Engine). Além disto, nada impede você de investir em uma engine proprietária como o “RPG Maker VX Ace” e desenvolver games para Linux usando a Steam.

Eu pensei que isto era coisa de criança!

Antes de tirar conclusões sobre as engines de desenvolvimento de games RPG, eu recomendo que você conheça o game “To the moon”.

220px-Reives_Freebird_-_To_the_Moon_-OST-_-_To_the_Moon-launch-poster-lrg

Construido usando a engine RPG Maker, To the Moon é o quarto jogo nipo-americano produzido por Kan “Reives” Gao e o primeiro lançamento comercial de sua desenvolvedora indie Freebird Games.

To The Moon recebeu críticas positivas que elogiaram tanto a sua trilha sonora quanto a sua história. O jogo possui uma média de 81 de 100 no agregador de críticas Metacritic e 81,53% no GameRankings.

Se você fizer uma pesquisa na Steam de games desenvolvido com o RPG Maker, ficará surpreso com a quantidade de games disponíveis usando-se desta engine:

http://store.steampowered.com/tag/en/RPGMaker/?l=portuguese#p=0&tab=NewReleases

 

Então, posso desenvolver games comerciais?

Claro que sim! Você pode adquirir pela Steam o pacote RPG Maker VX Ace ou usar as opções Open source que destacaremos sempre neste site como o (Open RPG Maker e RPGBoss Engine). Mas lembrando que nosso foco é incentivar o desenvolvimento de games para Linux nativamente e não como este game é desenvolvido. Não temos nada contra quem está usando Windows ou Mac e desenvolvendo através do RPG Maker VX Ace um game para Linux que vai estar na Steam. O que queremos é mais jogos e com qualidade para o sistema do pinguim e resolvemos abordar os games RPGs por alguns motivos que citaremos a seguir.

 

É verdade que posso criar sem saber programação?

A maioria destas engines tem como frase: “Crie sem saber programação”, isto é uma verdade, porém, não pense que as coisas são tão simples assim. Uma coisa é “Não saber programar” outra coisa é não saber “Lógica de programação”.

Sem saber lógica de programação você não conseguirá realizar praticamente nada com sua engine. Por isto, vamos ofertar um curso completo com videoaulas, apostilas para download, certificado de conclusão e suporte via fórum e chat sobre:

  • Lógica de programação com RPGBoss 

Este curso diferente de qualquer outro, vai abordar de forma prática e divertida todo o conceito de lógica de programação e criação de algorítimos. Você irá entender conceitos como: Loop, Variável, Laços condicionais, Variáveis locais e globais, programação estruturada e muito mais… Tudo isto, criando de forma prática um Game usando a engine Opensource RPGBoss.

 

Quais vantagens de eu aprender a desenvolver games?

Além do desenvolvimento do seu conhecimento em lógica de programação que poderá ser usado para aprender “Qualquer linguagem de programação” no futuro, você poderá registrar seu game para comercializá-lo na Steam ou por meios próprios. Além de ser um modo divertido e único de se aprender !

Como posso obter investimento para meu jogo?

Existem diversos sites de crowfunding que você poderá buscar recursos, mas eu destaco o https://www.kickstarter.com/ por que sempre aparece por lá projeto de games para serem desenvolvidos em engines “Rpgs Makers” e em média eles recebem R$ 2.000 dólares.

O que falta no Brasil?

Existem diversos de sites sobre o desenvolvimento de games RPG no Brasil, mas sem dúvida está faltando algumas coisas:

  • Olhar mais comercial para o desenvolvimento de games
  • Investimento
  • Criação de games educacionais (Contando partes da história do Brasil por exemplo)
  • Marketing e orientação profissional

A maioria destes sites tem abordado as engines para o desenvolvimento de games RPG como Hobby o que é bem legal, mas existe uma grande oportunidade, principalmente agora com o avanço do Steam e os usuários de Linux sedentos por novos games e a alta procura de jogos rápidos para dispositivos móveis que pouco é explorada pelo mercado Brasileiro. Para o final do ano a Enterbrain vai lançar o RPG Maker MV que vai permitir o desenvolvimento dos jogos para a WEB e Android! Pode ter certeza que as opções livres como o RPGBoss também terá tais opções! Então, o que está esperando? vamos estudar e começar a criar!